Quando aceitei o convite para assumir a comunicação do Social Brasilis, vi uma oportunidade de poder aliar meus conhecimentos nas duas áreas: sou publicitário e educador social, que até então só foram unidas quando tive que realizar uma campanha de doação. No papel de gestor de comunicação de um negócio social minhas atribuições vão além da criação de estratégias de marketing e campanhas promocionais, tenho a missão de inovar e utilizar ferramentas de comunicação para fomentar um processo de mudança real na vida das pessoas atingidas por nossos processos formativos, por que aqui no Social Brasilis comunicação é um pilar fundamental do nosso trabalho de empoderamento e construção de indivíduos protagonistas sociais.
Desde uma foto para “storie” do social brasilis a diagramação do material pedagógico, tudo o que geramos é pensado e planejado para agregar valor e potencializar indivíduos. Durante esses anos de atuação na comunicação do projeto sempre tentei aplicar boas práticas de comunicação institucional e publicitária que contribuíssem para aumentar o impacto social positivo do projeto.
Storytelling
Contar histórias é o uma das estratégias de marketing bem usadas hoje, sendo efetivas para engajar pessoas e cativar clientes, mas o storytelling tem o potencial de ser uma estratégia de humanização. Pegando essas características nós optamos por utilizar histórias reais de pessoas, para desenvolver uma comunicação que fomenta a diversidade e representatividade, que ajudem as pessoas a se identificarem e se reconhecerem em narrativas que as inspirem e as impulsionem para mudança. Um bom exemplo e nossa campanha institucional de 2017 #EuSouprotagonista, usando a história de jovens empreendedores o Brasil nós buscamos inspirar outras jovens, por meio de formação utilizando essas narrativas com ponte de reflexão e discussão
Comunicação como ferramenta de aprendizagem
A comunicação pode ser utilizada no processo de construção metodológica para impulsionar o aprendizado. Hoje o acesso aos meios digitais é grande, o Brasil é o 7º país mais conectado do mundo, ou seja, temos um vasto caminho para aproveitar esse potencial de acesso à internet e incentivar o seu uso com foco em áreas de educação e trabalho. Nós realizamos isso, incentivar aos jovens a criação de produtos comunicacionais que possam depois virar conteúdo que possam ser replicados e aproveitados por outros jovens e educadores. Oferecendo autonomia e voz ao educando para produzirmos conteúdo relevante para os nossos meios de comunicação. No game olhares, nossa metodologia gamificada as pessoas são incentivadas a desenvolver produtos de comunicação como fotos, vídeos, áudio- relato e como entrega final do jogo a jovem precisa produzir o fanzine, um meio de comunicação popular e artesanal de fácil distribuição onde ele registra sua passagem pelo game.
A rede
A comunicação acontece entre pessoas, sendo intercambiada pelos mais diferentes canais; quando conseguimos manter um número de pessoas interessadas e conectadas com o mesmo objetivo, nós conseguimos criar uma REDE. Essa estratégia é interessante pois promover integração, a autonomia para a audiência do seu projeto e permite que possamos criar conexões e relações com eles e possibilitem expandir suas ações pois por meio dela pode sair clientes, beneficiários, colaboradores e parceiros. Hoje o inteligente é perceber quais canais de comunicação o seu público de interesse se encontra e trabalha-los com uma boa estratégia de comunicação para aumentar o engajamento e participação deles em sua rede. Nós trabalhamos a rede do Social Brasilis de duas formas: nossas Mídias sóciais (Facebook/Instagram), criando grupos onde eles possam interagir, discutir e participar ativamente das pautas, novidades e proposição que alimentamos para manter a rede viva. Além de utilizar o storytelling das pessoas da rede como produto de comunicação e por meio da nossa Newsletter mensal via e-mail informamos as ações, resultados e notícias do mês a clientes, parceiros e colaboradores
Essas são algumas práticas que adotamos em nossa comunicação para que ela seja mais efetiva, criativa, humana que engaje pessoas e consigamos aumentar o nosso impacto social positivo.
Elvis Alves
Equipe Social Brasilis