O que é STEAM?

STEM é um acrônimo, uma sigla para as palavras em língua Inglesa S- Ciência, T- Tecnologia, E-Engenharias e M-Matemática.

O conceito STEM, sem o A de arte, está sendo bem difundido e levado em consideração na educação hoje, sobretudo, na educação 4.0 para desenvolver habilidades e melhor preparar jovens para o futuro da sociedade, modificado, de forma veloz, pelo avanço da tecnologia.

Levar projetos em STEM para sua escola, organização, instituição ou fazer a responsabilidade social da sua empresa nessa área, significa investir em inovação na educação e no futuro da juventude. Também na preparação para o futuro e na construção de projetos de vida de garotos e garotas da base da pirâmide, classes mais vulneráveis da nossa sociedade e aonde a inovação e a educação tecnológica ainda não chegam.

       Garotas na formação em robótica no Ceará.

O incentivo a Ciência, tecnologia, engenharia e matemática desenvolvem diversas competências em crianças e adolescentes e ainda incrementa o aprendizado em matérias exatas, as mais temidas pela a galerinha na escola, contribuindo assim para rendimento escolar. Faz garotas colocarem a programação, a robótica e a engenharia como perspectivas de futuro, como opções de carreiras, já que esses cursos nas universidades ainda possuem pouca representatividade feminina.

A STEAM, com o A de arte embutido possibilita tornar mais humano o pensamento exato, trabalhando o cognitivo, ou seja, o pensamento, a linguagem corporal, a criatividade e a visão crítica de forma ampla e sistêmica. Até mesmo a cultura maker fez da arte artesanal, das práticas manuais, da criação e do despertar do lúdico um incremento para trabalhar STEAM e desenvolver jovens.

No Social Brasilis trabalhamos STEAM com jovens em idade escolar, universitários e professores, disseminando esse conceito através da robótica e do acesso à ciência e a tecnologia, permitindo a livre criação de ideias de projetos, protótipos, inovações científicas e até mesmo de novos negócios, protagonizados por pessoas que estão na base da pirâmide.

Desde 2018 atuamos desenvolvendo esses programas, sobretudo, com foco em gênero e diversidade, mostrando, através de nossas avaliações de impacto, que STEAM gera impacto social positivo.

Formação em cultura digital e gamificação em Pernambuco

 

Só em 2022, nossa pauta em STEAM compreendem projetos com garotas cis e trans do interior cearense e também os desafiam para a criação científica, tecnológica e a resolução de desafios sociais com o uso de tecnologia e da automação como a crise hídrica do Estado, dentre outras problemáticas sociais. Isso é trabalhar o protagonismo, o olhar crítico, projetos de vida e novos projetos de geração de renda e acadêmicos.

A expectativa é o alcance de quase 200 projetos de vida de jovens, mais de 50 inovações científicas criadas e mais de 40 professores formados em nossa metodologia em 2022.

Investir em STEAM é garantir um futuro mais igualitário para jovens na sociedade do futuro que já está sendo desenhada pelo avanço e advento das novas tecnologias e com elas, o advento de mudanças culturais, novas profissões e um novo mercado de trabalho, que precisa ser mais humano, inclusivo e igualitário para todos e todas.

Conheça nossas ações e projetos – Acesse nosso site: www.socialbrasilis.com.br ou fale diretamente com nossos consultores em contato@socialbrasilis.com.br e apoie ou patrocine um programa em STEAM para uma instituição social ou escola pública.

 

Acompanhe-nos nas redes sociais:

 

Leave a comment

Translate »