O que é a educação 4.0 e suas habilidades?

Temos vivido, no decorrer da história, um grande boom de informações e avanço tecnológico. Quem acompanhou o final da década de 90 e início do anos 2000 com o pânico gerado pelo bug do milênio com o medo dos sistemas de computadores não registrarem o 00 da nova década e causar uma estagnação e caos mundiais, começou a sentir o que a tecnologia causava e ainda causa de espanto na sociedade. Hoje, na era da inteligência artificial, das novas profissões e comunicações parece absurdo, hilário, porém, real que estamos ainda acanhados com o advento, veloz, dessas novas tecnologias e por consequência, da nova educação e economia.

Toda essa transformação requer de nós, consumidores, estudantes, professores e profissionais, uma nova postura em relação às novas redes. Postura essa para lidar e crescer junto às novas tecnologias e não a mercê delas. Novas habilidades e competências estão sendo requeridas para vivenciar a transformação da sociedade em todos os âmbitos. Essas habilidades, que chamamos de habilidades 4.0, estimulam a todos a pensar fora da caixa, a estimular a criatividade, a inovação, a inteligência emocional e o uso tecnológico positivo desde a escola e isso não é novo, apenas se tornou uma necessidade mais latente no mundo de agora.

O conceito da educação das múltiplas inteligências para formar um cidadão mais integral para o futuro já era pincelado por Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro” (2003) e Paulo Freire em sua aprendizagem significativa estimulando a visão de mundo do participante e o ensino prático e significativo para além da sala de aula (1992). A educação 4.0 visa formar a população em um ensino prático, significativo, com impacto social e que estimule o protagonismo das pessoas. Existem diversas técnicas, conceitos, estudos na área que buscam formar a pessoa para essa nova era de inovação e da economia.

Nessa série de artigos será retratado um pouco sobre como trabalhar pelo ensino/facilitação prática, baseada por projetos, em diferentes contextos: sala de aula, empresa e comunidade. Como trabalhar a educação 4.0 para o desenvolvimento de habilidades e competências do futuro em diversos ambientes e objetivando o desenvolvimento de indivíduos? Os exemplos estão pautados no trabalho realizado por nós, do Social Brasilis, através de casos reais e práticos oriundos do nosso trabalho de campo, tal como de exemplos pessoais trabalhando o empreendedorismo social em diversos contextos sociais. 

Vamos juntos descobrir o que a educação 4.0 nos reserva! A partir desta semana um novo artigo para o trabalho com projetos em diferentes contextos. Serão 04 artigos para iniciar a educação 4.0 e desenvolver habilidades em pessoas.

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