STEAM para professores: o que é a educação STEAM e veja 3 exemplos para aplicar hoje mesmo

Compreender que o mundo está em contínua transformação não é suficiente; é fundamental também nos adaptar a essas mudanças. E a educação está no centro dessa dinâmica. Há anos, o modelo convencional de ensino tem sido alvo de questionamentos.

Uma das metodologias mais importantes que emergiram desse cenário é o STEAM. Mas o que exatamente é o STEAM? Como ele está moldando o futuro da aprendizagem? E quais são os benefícios e como levar essa metodologia para as escolas? 

Vamos explorar essas questões e muito mais neste artigo.

O que é a Metodologia STEAM?

O STEAM é um acrônimo para Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Arte (Arts) e Matemática (Mathematics). Ao contrário do STEM (que exclui as artes), o STEAM reconhece a importância das artes no desenvolvimento holístico dos alunos. Essa abordagem interdisciplinar visa integrar essas áreas de estudo em atividades educacionais, incentivando a resolução de problemas complexos, a criatividade e a inovação.

No processo educacional, os alunos adquirem conhecimentos de diversas disciplinas de maneira integrada, com um projeto comum como base de estudo. 

A metodologia STEAM visa promover uma interação mais ampla não apenas entre os conteúdos e áreas do conhecimento, mas também entre os próprios estudantes, que aprendem de maneira ativa e colaborativa. Além disso, o enfoque STEAM promove o desenvolvimento de valores fundamentais, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos conscientes e profissionais preparados para o mercado de trabalho.

Quais são os Princípios da Educação STEAM?

Os princípios fundamentais da educação STEAM estão enraizados na interdisciplinaridade, no aprendizado baseado em projetos e na exploração criativa. Ao incorporar esses princípios, os educadores incentivam os alunos a:

  • Pensar criticamente: Resolver problemas complexos e tomar decisões informadas.
  • Colaborar: Trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns.
  • Criar: Expressar ideias de forma original e criativa.
  • Comunicar: Articular pensamentos e conceitos de maneira clara e eficaz.

Quais as vantagens da metodologia STEAM?

formação continuada para professores - programa Juventudes STEAM em Fortaleza realizado pelo Social Brasilis

Na metodologia STEAM, ao invés de aprender os conteúdos de forma isolada e teórica, os alunos se envolvem na elaboração de projetos interdisciplinares, resolvendo problemas de maneira colaborativa e prática, colocando em prática os conceitos de matemática, arte, tecnologia, pensamento científico e engenharia.

Essa abordagem ativa do aprendizado, onde o aluno está no centro do processo e o professor assume o papel de facilitador do conhecimento, promove o desenvolvimento cognitivo e o pensamento crítico, além de cultivar diversas habilidades psicossociais. 

Implementar a metodologia STEAM oferece uma série de vantagens:

 

  • Preparação para o Futuro: Os alunos desenvolvem habilidades essenciais para o mercado de trabalho do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.
  • Engajamento: A abordagem prática e centrada no aluno aumenta o engajamento e a motivação para aprender.
  • Criatividade e Inovação: O STEAM promove a criatividade e a inovação, capacitando os alunos a pensar fora da caixa e encontrar soluções originais para problemas complexos.

Veja alguns exemplos de aplicação de STEAM e comece hoje mesmo!

A educação STEAM está redefinindo o cenário educacional, capacitando os alunos a se tornarem pensadores críticos, criativos e colaborativos. Quando integra ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, o STEAM prepara os alunos para o sucesso em um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

Veja 3 exemplos de aplicação de STEAM nas Escolas:

Feira de Ciências usando o STEAM

Nesta ideia, os professores podem usar a Feira de ciência para explorar conceitos e experimentos práticos e criativos. Dessa forma, os alunos podem selecionar temas de interesse, construir experimentos com base nesses temas e desenvolver apresentações que integram os princípios do STEAM. 

Com o uso de tecnologia, engenharia, arte e matemática, os alunos criam experiências interativas para o público, promovendo o engajamento e a conscientização sobre ciência. 

Ao utilizar a feira de ciências como uma oportunidade para promover uma cultura STEAM, o professor não só ajuda os alunos a desenvolverem habilidades importantes para o século XXI, mas também os inspira a se tornarem pensadores críticos, criativos e engajados com o mundo ao seu redor.

Criação de um sistema utilizando o STEAM

O projeto pode propor o desenvolvimento de um Sistema de Irrigação Inteligente para promover a agricultura sustentável no Nordeste. Utilizando os princípios STEAM, os alunos irão criar um sistema que minimize o desperdício de água, através da integração de tecnologia e engenharia, enquanto promove a conscientização sobre a importância da sustentabilidade hídrica e agrícola.

O projeto visa não só abordar o desafio da seca na região, mas também capacitar os alunos a aplicarem seus conhecimentos em soluções práticas para problemas reais.

Desenvolvimento de soluções para problemas locais utilizando o STEAM

A ideia é propor a criação de soluções inovadoras para problemas locais, utilizando os princípios STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Os participantes serão desafiados a identificar problemas em suas comunidades e desenvolver projetos empreendedores que abordem esses desafios de forma criativa e sustentável.

O objetivo é capacitar os alunos a aplicarem seus conhecimentos e habilidades empreendedoras para fazer uma diferença positiva em suas comunidades, ao mesmo tempo em que promovem o pensamento crítico, a colaboração e a inovação.

Alinhamento com valores e responsabilidade social corporativa

Para muitos investidores e empresas, o apoio a negócios sociais de impacto que promovem a igualdade de gênero está alinhado com seus valores e objetivos de responsabilidade social corporativa. Ao investir nesses negócios, as empresas podem demonstrar seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, ao mesmo tempo em que geram retornos financeiros e impacto social positivo.

Saiba mais sobre o Juventudes STEAM - Formação continuada para professores

formação continuada para professores - programa Juventudes STEAM em Minas Gerais realizado pelo Social Brasilis

Apresentar novas metodologias educacionais nas escolas requer que os professores compreendam tanto teoricamente quanto praticamente seu funcionamento. Implementar de forma sistemática a abordagem STEAM nas redes de ensino demanda planejamento cuidadoso e capacitação adequada.

O programa Juventudes STEAM – Formação Continuada para Professores busca capacitar educadores para que possam incentivar os alunos no desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e responsabilidade, contribuindo para a formação de cidadãos engajados em diversos aspectos da sociedade. 

Essa abordagem enfatiza a colaboração em sala de aula e a aplicação dos conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), visando a criação de projetos que abordem questões sociais, econômicas e ambientais enfrentadas pelos alunos em sua comunidade.

Leave a comment

Translate »