60 pessoas compareceram no IPREDE para acompanhar a formação Encontro de lideranças sociais
No dia 19 de maio de 2023 nos reunimos no Instituto de primeira infância – IPREDE para partilhar vivências com foco na teoria U de Otto Scharme. A partir de uma imersão realizada no Uruguai em março de 2023 com Otto Scharme e lideranças de toda a América Latina, Emanuelly Oliveira, fundadora do Social Brasilis, compartilhou com os presentes as diretrizes do método e suas principais práticas de aplicação.
Mais de 60 pessoas compareceram no auditório do IPREDE para acompanhar a formação intitulada “Encontro de lideranças sociais” momento correalizado com a Somos Um – articuladora de negócios de impacto social do Ceará.
O dia começou com uma meditação guiada por Ticiana Rolim, fundadora e presidente da Somos Um, e seguiu para uma prática de escuta ativa entre os presentes, que se dividiram em duplas para ouvir e partilhar pontos importantes de suas trajetórias. Uma explanação sobre o método U tomou lugar com relatos e convites para partilhas de visões e interpretações.
“O ponto alto da manhã foi trazer várias formas de arte para serem interpretadas pelo olhar dos presentes. Algo que eu já fazia com meus alunos no tempo da escola e trouxe para que lideranças e ativistas pudessem ver a arte por olhos mais profundos, buscando a inspiração do artista ao criá-las”, relata Manú Oliveira, facilitadora do encontro.
A manhã foi concluída com exercícios corporais convidando os grupos a reflexão e a momentos de pausas. A tarde iniciou em um grande círculo na parte externa do IPREDE. Os presentes foram convidados a relatar suas disrupções que culminaram na pessoa que hoje são e que definiu o que hoje fazem.
O futuro possível desenhado pelo olhar dos participantes foi desenhado em forma de mapa 4D, com os participantes representando importantes agentes da nossa sociedade como Governo, Segurança, Mídia, Educação, Terceiro Setor e outros.
A facilitadora pediu que as pessoas imaginassem a sociedade atual e pensassem como gostariam que os agentes de mudança se posicionasse na sociedade do futuro. Após isso, protótipos de projetos foram desenvolvidos pelos participantes, que subdividiram em grupos para pensar ideias para construir esse futuro latente.
Eis as ideias de protótipos que surgiram desse encontro:
- Fórum ENIMPACTO– Articular e mobilizar a implementação da Lei Enimpacto. Elaboração de um manifesto da Enimpacto.
Protótipo – Criação de um Fórum para desenhar projetos que serão implementados pelo enimpacto com atores do ecossistema.
- Cuida Mulé – Transformação social por meio da capacitação empreendedora e cuidado de saúde e bem estar.
Protótipo: Capacitação empreendedora para o estímulo à economia solidária e a preparação para o investimento.
- Crescer lendo – Acesso a leitura para todos (inclusive não alfabetizados).
Protótipo: Oficinas de contação de histórias para o despertar do leitor e campanhas para arrecadação de livros.
- Jovens de Impacto (curso) – Criação de iniciativas e ocupação de espaço público por jovens de periferia (15 a 29 anos)
Protótipo: Curso para formação de líderes jovens.
- Educação Emocional – Aplicação de aulas de educação emocional em escolas públicas em periferia com baixo índice de IDH.
Protótipo: Curso formativo utilizando plataforma digital para gamificação.
- Casa Salva (Vai e Salva) – Conectar mulheres empreendedoras da praia de Iracema, fomentando o ecossistema de impacto e a geração de renda.
Protótipo: Rede de apoio para construção de espaço físico colaborativo na praia de Iracema.
- Tech Jovem – Preparar os jovens para o empreendedorismo tecnológico (formação continuada dos professores, na área de tecnologia (programação hardware basico).
Protótipo: Treinamento em 6 meses com grupo de professores (Avaliação dos professores)
- Negócios de Impacto – letramento: Disseminar os conceitos de Negócios de Impacto.
Protótipo: Hub de conteúdos e formação de multiplicadores.
- Impacto Itinerante -Incentivar o empreendedorismo unindo a inovação e o impacto.
Protótipo: Eventos e oficinas práticas itinerantes dos ambientes de inovação do ecossistema. Construção com diferentes atores: comunidade rural, OSC’s, governo, academia, corporativo, Hubs/coworkings
Cada grupo apresentou sua ideia de protótipo em um minuto para o coletivo e desse momento, um grupo dos participantes foi criado, um “Contêiner” como diz Otto na Teoria U. Um grupo para colocar protótipos em prática e movimentar o ecossistema local.
Faça parte da próxima turma de Teoria U no ceará!
Recebemos muitos feedbacks positivos sobre o encontro em teoria U e muitos depoimentos de participantes que foram tocados pelas práticas e ações.
Com base nisso, visamos realizar mais momentos como esse, envolvendo diversos atores do nosso ecossistema rumo ao impacto social positivo e a formação de lideranças para a sustentabilidade.
Se inscreva para participar do próximo momento de Teoria U!