Tecnologia digital e Competências para o futuro no Prêmio Acolher 2018

Em 2018 fomos contemplados pelo Prêmio Acolher na categoria negócio social pelos nossos trabalhos para incluir, de forma positiva, a tecnologia digital na vida das pessoas através de uma nova abordagem de se pensar e fazer a educação na nova digital. O acesso à tecnologia já não é mais para o uso e sim como que esse uso da tecnologia digital passa a ser positivo, gerar impacto, renda e sobretudo que seja um processo saudável, principalmente, para nossa juventude. O Prêmio é uma iniciativa da Natura e contempla iniciativas de destaque no cenário Nacional para a geração de impacto social e que transforme a vida das pessoas pelo país.

A Problemática social

O Social Brasilis nasceu em uma sala de aula na periferia de Fortaleza, onde os alunos, jovens e adultos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) tentavam recuperar os estudos alinhado ao trabalho e a família e, ao mesmo tempo, que tinham projetos sociais em sua comunidade aos fins de semana. “O bairro era conhecido na cidade unicamente pela violência e à minha frente, todos os dias, eu tinha alunos conectados com as mídias sociais, com aplicativos de mensagens e não entendia porque essa tecnologia digital também não era usada para gerar impacto, ser uma ferramenta e vitrine das iniciativas que também aconteciam na comunidade e na escola” – disse Manú Oliveira, fundadora do Social Brasilis. A partir dessa lacuna, nascia a proposta do Social Brasilis, criar processos educacionais que desenvolvessem competências da nova era digital nas pessoas, dentre elas, o uso positivo da tecnologia digital, sobretudo, voltada a educação e ao mundo do trabalho.

Nossa preocupação maior é que a grande parte das pessoas não estão preparadas para o futuro com o avanço tecnológico. A tecnologia tem mudado a forma como aprendemos, ensinamos, nos comunicamos e trabalhamos. Profissões que existem hoje serão extintas em um curto período de tempo e nossa população não tem acompanhado esse boom tecnológico, não dominam essa tecnologia, ao contrário, são dominados por ela”

Emanuelly Oliveira, Fundadora do Social Brasilis

A Solução

Por isso, criamos programas educacionais mediados por plataformas virtuais de aprendizagem buscando colocar o participante em contato com tecnologia digital de uma forma diferenciada, possibilitando muitas formas de se aprender. Através de uma aprendizagem focada em projetos e gamificada, o participante aprende, se qualifica e pode criar novos empreendimentos tentando resolver problemas reais inerentes de sua comunidade, escola, universidade, empresa ou cidade, pensando soluções práticas de implementação. Essas ações devem ser realizadas de forma concreta no meio (off-line) e depois compartilhadas em diversos formatos no mundo virtual (vídeos, mostras de fotografia, campanha online, vakinhas, Podcast’s, etc) para gerar uma rede de cultura digital mais atuante, inteligente e ativista.

Nosso Impacto

Já formamos mais de 4 mil pessoas de forma direta desde 2015 e mais de 31 mil pessoas já foram sensibilizadas para nossa causa e impacto que é: Uma sociedade formada por pessoas capacitadas educacionalmente, autônomas tecnologicamente e independentes financeiramente.

Conheça mais de perto o nosso trabalho.

Seja um embaixador Social Brasilis e torne a cultura digital mais positiva em sua comunidade – Saiba mais.

Social Brasilis para a iniciativa privada – Desenvolva métricas de desenvolvimento social e econômico em comunidades – Trabalhe conosco – Clique aqui!

Deixar Comentário

Translate »